Loading...

Áustria eleição: candidato da extrema-direita e rival empatados em 50% na sondagem à boca das urnas

futuro político da Áustria é em uma faca de ponta, com o lance candidato a ser o primeiro presidente de extrema-direita da União Europeia segurando uma vantagem de wafer-fino sobre seu rival.

De acordo com a emissora pública ORF, Norbert Hofer do Partido da Liberdade populista de direita (FPÖ) foi nuca e pescoço em 50% com o seu rival Alexander Van der Bellen, ex-líder do Partido Verde que está concorrendo como independente.

Os votos por correspondência, respondendo por 14% dos eleitores e esperados para favorecer o candidato de esquerda, só serão computados na segunda-feira. Cinquenta por cento e um voto seria suficiente para entregar a presidência a um dos dois candidatos. Os dados do Ministério do Interior da Áustria, que não leva em conta o voto postal projetado, colocar Hofer em 51,9% e Van der Bellen em 48,1%.

Mesmo que a Presidência austríaca é principalmente um papel cerimonial, um voto de cerca de 50% para o político de extrema-direita Hofer já representa um terremoto político em um país em que dois partidos centristas têm dominado a paisagem desde 1945, e será celebrado como um triunfar por partidos xenófobos em todo o continente.

Iniciais resultados sondagem à boca das urnas tinham mostrado uma vantagem magra para Hofer. No entanto, o economista acadêmico Van der Bellen um forte desempenho em cidades de todo o país, ganhando 62% dos votos em Graz, 61% em Viena e 56% em Salzburg.

A afluência às urnas foi de 71,8%, na primeira volta da eleição presidencial em abril.

Hofer chegou à festa FPÖ para cantos entusiastas do 'Norbert! Norbert! ", Como o chefe do partido Heinz-Christian Strache prestou homenagem a sua realização. "Toda a incrustado sistema, não tem ligado braços com Norbert", disse ele. "Metade dos austríacos escolheu tomar o caminho de Norbert ... é um novo despertar! Hoje a história foi feita. "

Hofer, ostentando um laço irregular e um lenço rosa no bolso do paletó, disse que ninguém ainda sabia quem seria o presidente da Áustria na segunda-feira ", mas nós fizemos a história. Onze anos atrás, esse grupo tinha apenas 3% ... hoje cada segundo austríaca votou no FPÖ ".

Ele repetiu a avaliação dos observadores que dizem que o voto por correspondência, que ainda estão sendo contados, será o fator decisivo para o resultado final. "Poderia muito bem ser o caso que após a contagem de votos por correspondência que não estamos muito à frente, mas eu diria que nós ganhamos de qualquer maneira", disse Hofer.

Propaganda

Ele acrescentou havia apenas dois cenários: ou ele seria chefe de Estado da Áustria, ou ele estaria apoiando Strache em suas ambições de se tornar chanceler austríaco, em ou antes de 2018. Com a posição do FPÖ atualmente em torno de 35%, as chances de o governo entrar são amplamente acreditado para ser bom.

Hofer disse que tinha sido profundamente ferido durante toda a campanha pela freqüência com a sua deficiência - ele anda com uma vara após um acidente de parapente sério - tinha sido usado contra ele. "Eles têm repetidamente abusou de mim, dizendo que eu sou um aleijado", disse ele. "Mas eu vos digo, o mais forte a pressão que me colocou sob, mais forte eu me tornar."

Ele então apresentou toda a sua família, incluindo sua esposa Verena, e seus quatro filhos, antes de Marlies Grasser, o apresentador do FPÖ-TV, disse a multidão "agora é hora de celebrar a nossa querida Norbert", e os líderes dos partidos ligados braços para cantar o hino do FPÖ, "Áustria para sempre", enquanto as multidões, banhadas por uma luz azul, juntou-se, não necessitando de avisar com o texto: "Quando eu cantar essa música, eu tenho lágrimas em meu rosto, mas são lágrimas cheio de orgulho da qual eu não tenho vergonha ".

No começo do dia, enquanto lançando seu voto em sua cidade natal de Pinkafeld na região de Burgenland, Hofer disse à imprensa: ". Eu não sou uma pessoa perigosa" Na corrida para as eleições, as questões foram levantadas sobre fundo de Hofer em a cultura da fraternidade de extrema-direita e proximidade com as pessoas que defendem a Grande Alemanha.

Os defensores de ambos os lados comemoraram os resultados iniciais. O humor no partido da eleição do FPÖ no parque de diversões Prater de Viena, perto da famosa roda grande da cidade, estava otimista. Mais de cerveja e salsichas, os membros sentou em meio balões em marca registrada bandeiras azuis e austríacos do partido, colado a uma tela grande no bar Alpendorf como os resultados entrou.

Propaganda

A banda de folk cantou Alles Gut Wird (tudo ficará bem), com o vocalista dizendo a multidão aplaudindo: "há 25 anos, que já realizou o sonho de uma nova Áustria e agora estamos tão animado para estar no beira de finalmente consegui-lo ".

Na noite de domingo, Van der Bellen disse que tinha sido movido nas duas semanas desde a primeira rodada pelos austríacos que tinham mobilizado para apoiá-lo "de entre as gerações e classes. Isso tem me levado consideravelmente e eu sou muito grato. "Ele disse que se ele ganhou, uma das suas primeiras prioridades seria a criação de mais postos de trabalho. taxa de desemprego na Áustria duplicou nos últimos três anos.

Durante uma campanha eleitoral repleta que dividiu o país, 45-year-old Hofer e 72 anos de idade, Van der Bellen colidiu em uma série de questões, incluindo a crise dos refugiados eo Acordo de Parceria de Comércio e Investimento Transatlântico (TTIP) entre a Comunidade Europeia União e América.

O líder do FPÖ, Heinz-Christian Strache, acusou a emissora pública ORF de deliberadamente não mostrar os números do Ministério do Interior, que tinha colocado Hofer na liderança.

Em uma entrevista de televisão, Hofer disse: "Quem ganhar terá a tarefa de unir a Áustria, mais uma vez. No final do dia, nós somos todos os austríacos. "

Questionado se, em caso de vitória, ele iria tentar apaziguar seus críticos a partir do estrangeiro, que comparam o clima político na Áustria, para que, antes da ascensão do partido nazista, Hofer respondeu: "É claro que é completamente absurdo afirmar que ... é só uma alegação sem fundamento ".

O jornalista o pressionou: "Mas como é que você tentar convencê-los você não extrema direita como eles dizem?" Hofer disse: "Eu diria a eles que isso não é um reflexo dos fatos. Eu resolver as coisas muito rapidamente apenas pelo contato diário que tenho com eles. Eu seria capaz de persuadi-los de que eles não têm nada a temer. "

Enquanto a Presidência austríaca tem sido interpretada, principalmente, como um papel cerimonial pelos políticos centristas que ocuparam o cargo no passado, há temores de que Hofer poderia usar os instrumentos de gabinete do presidente para dissolver o governo e inaugurar um chanceler de seu próprio partido, que é actualmente líder nas pesquisas.

Alguns especialistas constitucionais questionar se um presidente seria capaz de dissolver o governo sem apresentar uma razão plausível para fazê-lo.

Maus resultados no primeiro turno da eleição para os dois partidos do governo, o SPÖ de centro-esquerda eo ÖVP de centro-direita, provocou a renúncia do chanceler social-democrata Werner Faymann, que foi substituído por Christian Kern, anteriormente o chefe da Áustria Federal empresa ferroviária.

Áustria está programado para realizar a sua próxima eleição federal de setembro 2018.

0 Response to "Áustria eleição: candidato da extrema-direita e rival empatados em 50% na sondagem à boca das urnas"

Post a Comment